30.3.11

Projecto Inovador Social - O ambiente no combate ao insucesso escolar

Considerado pela rede social do Seixal como um projecto inovador, o Grupo Flamingo viu ser-lhe aprovado, pelo município do Seixal, um plano cujo desígnio é a integração e o sucesso escolar de crianças em risco, utilizando actividades relacionadas com o ambiente.


O desenfreado progresso da sociedade, assente, essencialmente, em factores económicos, tem levado a que valores morais, éticos e sociais numa sociedade de cidadãos de pleno direito sejam completamente atropelados.


À Escola pede-se-lhe que colmate esta lacuna, sem lhe dar os instrumentos necessários para o efeito.


A tarefa torna-se difícil quando, por razões de ordem cultural, a Escola e a comunidade estão afastadas, cada uma no seu espaço. À Escola cabe o papel central da comunidade e a esta reconhecer aquela como sendo o seu núcleo.


Nesse sentido, ainda que incipiente, a legislação educativa recente chama a comunidade para a direcção estratégica da Escola, abrindo-a ao exterior. Falta ainda atingir o entrosamento e, aqui, o movimento associativo local tem um papel fundamental, funcionando como alavanca na concretização deste desígnio, quer integrando os órgãos de gestão, quer contribuindo no terreno para esse fim.


O Grupo Flamingo ao integrar o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas “O Rouxinol”, em Corroios, promove a articulação desejada entre a escola e a comunidade local, nesse sentido, é receptor e destinatário das preocupações da comunidade educativa, ficando sensibilizado nos problemas que ali ocorrem, nomeadamente o insucesso e o abandono escolar.


Estes problemas, ocasionados por factores socioculturais da comunidade envolvente, quer pela diversidade de nacionalidades e do extracto social médiobaixo, têm reflexos sob variadíssimas formas de disfunções sociais como a delinquência juvenil.


O desígnio na defesa do ambiente, levou a que se redireccionassem as temáticas ambientais para actividades integradoras das crianças e jovens, envolvendo-os numa perspectiva de compatibilidade de princípios e actuações, objectivando a formação e a educação no desenvolvimento do meio social em que a Escola se integra.


Desta forma surge o Projecto “Sensibilizar, Educar, Praticar e Formar – O Ambiente na integração e sucesso escolar”, da autoria do Grupo Flamingo, Organização Não Governamental de Ambiente que o apresentou, no âmbito da Rede Social do Seixal, com o propósito da integração de crianças e jovens estudantes do ensino básico, prioritariamente em risco de insucesso e abandono escolar, tendo por base as práticas ambientais, motivando-as no interesse pela escola.


As actividades lúdico-pedagógicas planeadas direccionam-se aos jovens, provenientes de 4 turmas, uma por cada escola (José Afonso, de Miratejo, D. Nuno Álvares Pereira e 2/3 de Corroios), transmitindo-lhes conhecimentos e sensibilizando-os para as problemáticas ambientais, difundindo novas práticas e comportamentos, desenvolvendo também outras valências psicossociais; a participação e inclusão como cidadãos activos, a responsabilização nas acções, a vivência em grupo e a sustentabilidade da sociedade.


O projecto decorre, durante o ano de 2011, havendo a possibilidade de ter continuidade no ano seguinte, abordando diversas temáticas como a exclusão social, os impactos ambientais, o desperdício e poupança de energia e de água, a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos e a biodiversidade, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente do seu papel como cidadão valorizado ética, social, económica e ambientalmente.



A Direcção