12.12.11

Workshop de Hidroponia

A hidroponia é um método de cultivar plantas com a ausência de solo, ou seja, as raízes recebem os nutrientes necessários ao seu crescimento apenas através da água que absorvem, podenso estas estar suspensas em água ou apoiadas num substracto inerte (como leca – argila expandida).

Através deste método, unido a diversas técnicas e muita imaginação é possível criar hortas auto-sustentadas nos locais mais improváveis como varandas, janelas ou terraços, solucionando o problema daqueles que têm uma grande admiração por hortas mas que não dispõem de tempo ou espaço para o fazer.

No dia 10 de Dezembro de 2012 o Grupo Flamingo organizou um workshop de hidroponia,realizado nas salas do CAMAJ (Centro de Apoio ao Movimento Associativo Juvenil) no qual o formador e desenhador Pedro Alves ensinou a 12 formandos as mais variadas técnicas de aplicação destes sistemas tão úteis, a sua construção e manutenção. Desta forma, e utilizando apenas materiais recicláveis (excluindo a compra de material para elaborar os sistemas) é possível criar locais de cultivo que não necessitam de ser regados várias vezes ao dia.

No final, cada participante teve a oportunidade de iniciar a construção do seu sistema hidropónico para mais tarde, e na sua habitação, conseguir iniciar a sua “horta hidropónica”.

.